18/05/2014

Artigo


Do público ao público: a colaboração via Internet como nova forma de produção e consumo de informação



From public to public: internet collaboration as a new way of production and information consumption


Resumo


            No decorrer da história da humanidade, a arte e o conhecimento sempre tiveram suas origens e disseminação em poder das grandes instituições. Nos dias atuais, com o advento e proliferação da Internet, esse cenário vem mudando radicalmente, através das mídias sociais, blogs e sites.    Com essa mudança, grupos de pessoas comuns com os mesmos interesses vêm juntando-se para criar redes culturais colaborativas: artistas em geral, revolucionários, filantropos, jornalistas independentes, todos os tipos de profissionais liberais, ninguém mais depende de um grande veículo ou de um patrocinador. A Internet deu acesso à produção de conteúdo midiático para pessoas tidas como amadoras, em contraponto aos profissionais do ramo. O objetivo deste artigo é entender como se constrói a rede colaborativa de troca de informação, analisando a importância da Internet aos grupos que se reúnem para produzir e propagar informação, arte e cultura. Como principal objeto de estudo, analisamos o caso do Instituto Mundo Mundano, uma rede colaborativa que há seis anos divulga arte, conhecimento e cultura.


Palavras-chave: Internet, Colaboração em Rede, Comunicação, Redes Sociais, Comunidade Virtual.


Abstract


            Throughout human history, art and knowledge have had their origins and power dissemination of large institutions. Nowadays, with the advent and Internet proliferation, this scenario have been changing radically through social media, blogs and websites. With this change, ordinary people groups with the same interests come joining to create cultural collaborative networks: artists in general, revolutionary, philanthropists, independent journalists , all kinds of professionals, no depends on a large vehicle or sponsor. The Internet has access to the production of media content to people seen as amateur as opposed to market industry. The purpose of this article is to understand how to build a collaborative network of exchange of information analyzing the importance of the Internet to groups that come together to produce and disseminate information , art and culture. As the main object of study analyzed the case of the Mundane’s World Institute, a collaborative network that publishes art, knowledge and culture by six years.


Keywords: Internet, Network Collaboration, Communication, Social Networks, Virtual Community.




Nenhum comentário: