27/10/2012

Eleições: "escolhas" e escolhas



Será? E antes de chegar nessa máquina,
quem é que escolhe? Não é você...
Domingo (28/10/2012) é dia de votar num dos dois candidatos para prefeito, no 2º turno das eleições, e, independente da escolha feita, votaremos em alguém que já foi pré-escolhido, sem que ninguém pedisse sua opinião. E ainda temos que ouvir dos cidadãos-praticantes-da-mesmice que temos que votar, e VOTAR CERTO! ESCOLHER O CORRETO! Mas há mais duas opções, e boas: votar nulo ou votar em branco, que nos últimos anos vem sendo minhas escolhas preferidas. Revezo entre elas.

A única certeza que temos é de que votaremos num candidato dum partido corrupto, não interessa qual seja, PT ou PSDB, que têm no currículo: mensalões, privatizações self service, nepotismo, lobby e muita, mas muita injustiça. Esse é o quadro crítico.

Enquanto não tivermos tempo para nada, a vida ser um mero lance programado, uma eterna pressa que não chega a lugar nenhum, algo editado, faturado, creditado, debitado, um pacote a prazo, uma compra coletiva, um imposto imposto, uma terceirização, uma quarteirização, um BBB, uma franquia, um freelancer, um american way of life, um “curtir”/”compartilhar”, uma propaganda, um produto da moda, uma tendência, uma marca, uma logomarca (neologismo bizarro), um negócio da china, um fazer só para melhorar o currículo, uma Mega Sena, uma esperança eterna ("esperança" é praticar o ato de esperar, não é "ter fé"!), enquanto for um compromisso com o nada, principalmente na parte política, será assim: votaremos em alguém que já foi pré-escolhido.

Então quando for votar domingo, saiba que você está cumprindo um mero papel de cidadão, num teatro chamado sociedade democrática.

Democracia não é sinônimo de liberdade.


O sujo e o mal-lavado:
você escolherá o melhor ou o que fede menos?
E quem escolheu eles como candidatos, foi você?
Acho que não...

Nenhum comentário: