06/04/2010

O que é a vitória?

Penso às vezes que a vitória é um misto de reconhecimento e glória, originados do emprego de nossa força em alguma coisa que resulta em outra coisa... mas para ter reconhecimento e glória, o que para muitos é essencial para se sentir vitorioso, vencedor, é preciso que outro me conceda essa alegria, pois elas para existirem, mesmo elas não existindo, é preciso da aprovação alheia. Minha vitória, ou minhas vitórias, todas elas, sinto-as só, sem o olhar julgador do outro, sem a contemplação dos demais, sem os aplausos dos meus semelhantes, que muitas vezes soam por educação e indiferentes, sem medalhas de honra ao mérito ou diplomas enquadrados, sem os louvores das massas, sem fama, troféu, sem nada, meu êxito existe por si só, meus ouvidos são surdos aos aplausos, minhas paredes são límpidas das obrigações subservientes, minha pele não tem broches brilhosos e coloridos, minha vitória é sem troféu e não tem o beijo da menina que segura o guarda-chuva... é sem pódio.

Nenhum comentário: